03 março, 2015

HINA MATSURI (雛祭り)


Olá pessoal tudo bem?
Dia 03 de março se comemora o Hina Matsuri (雛祭り), ou dia das meninas, uma festa típica da origem japonesa.
Hinamatsuri traz vestígios de um antigo costume japonês chamado (雛流しHina-nagashi - balsa da boneca) no qual bonecas feitas de papel eram colocadas num rio, que dirigia-se ao mar, levando junto consigo os males ou os maus espíritos para proteger seus donos.

Plataformas com panos 
(緋毛氈) vermelhos em degraus sao montadas para expor bonecas 雛人形hina-ningyō), que representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais, musicos com as vestimentas tradicionais do periodo Heisen.

Essa plataforma sao divididas em varios degraus :

Primeira - Um boneco do Imperador 
 O-Dairi-sama (お内裏さま" Diri" significa palácio imperial ) e uma boneca representando a Imperatriz O-Hina-sama (お雛さま, "Hina" significa menina ou princesa). 
O segundo degrau - traz três senhoras da Corte 
San-nin kanjo (三人官女). Entre elas há um recipiente.

No terceiro degrau - estão cinco músicos 
Go-nin bayashi (五人囃し). Cada um segurando um instrumento musical, menos o cantor, que segura um leque.

Na quarta, quinta e fileiras mais baixas possuem uma variedade de mobílias em miniatura, ferramentas, carruagens, etc. são exibidas. Dois bonecos de ministros, dispostos à direita e à esquerda, no quinto degrau.

Esse costume de exibir bonecas começou durante o período Edo. Antigamente as pessoas acreditavam que as bonecas possuíam o poder de afastar os maus espíritos, dessa forma protegeria seu dono.

Existem alguns outros costumes praticado nessa data como tomar o amazake (白酒), uma versão com um teor mais baixo de alcool do que o sake (酒) feito de arroz fermentado,arare (霰), bolachas acompanhadas com um tipo de molho, Tirahizushi(ちらし寿司) e moti(もち) sao algumas comidas que sao consumidas nesse dia, mas hoje em dia comem ate bolos enfeitados.




E por fim ainda existe uma superstição que diz que se a exposiçao nao for desmontada após o periodo do festival, as meninas de tal amilia nao conseguiram se casar futuramente. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário